Lisboa fecha em queda apesar de banca em alta - TVI

Lisboa fecha em queda apesar de banca em alta

Bolsa

Europa e EUA animados com bons resultados empresariais

Relacionados
A bolsa de Lisboa encerrou esta quinta-feira em queda ligeira, apesar dos ganhos da banca. O PSI20 caiu 0,21% para 7.597,44 pontos, com metade das empresas no vermelho, no último dia antes das mini-férias da Páscoa. A negociação só regressa agora na terça-feira.

A liderar as quedas esteve a Galp, que caiu 1,01% para 14,67 euros, mas a Brisa e a Jerónimo Martins também contribuíram com quedas de 0,68% e 0,64%, respectivamente, para 4,51 euros e 10,86 euros. A Sonae surge logo de seguida, a perder 0,61% para 81 cêntimos.

Na banca, o BPI fechou estável nos 1,21 euros, mas o BES ganhou 1,1% para 2,75 euros e o BCP liderou mesmo as subidas, em alta de 2,31% para 53 cêntimos, depois de ontem ter sido o último dia em que as suas acções negociaram com direito às acções grátis que vão ser emitidas no âmbito do aumento de capital.

Nem mesmo a nova escalada dos juros da dívida pública, que se aproximam dos 12% em alguns prazos, nem a nota da Fitch, que aponta para uma possível reestruturação da dívida grega em 2012, travou os ânimos do sector.

Banca à parte, fica ainda uma nota para os ganhos da EDP, que subiu 0,69% para 2,79 euros.

Lá por fora, o dia foi de recuperação para a maioria das praças europeias, em grande parte devido aos resultados empresariais que estão a ser apresentados e que estão a sair acima das expectativas dos analistas. A excepção foi a praça londrina. Os ganhos foram liderados precisamente pela praça grega, onde o principal índice subiu mais de 2%.

Também nos EUA, os mercados seguem no verde, animados pelos bons resultados, como os da Apple e os da Morgan Stanley. O Dow Jones avança 0,25% e o Nasdaq 0,52%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados