Moody`s ameaça baixar rating de 8 bancos gregos - TVI

Moody`s ameaça baixar rating de 8 bancos gregos

Agência de notação financeira cortou, esta manhã, o rating da Grécia para um nível antes da bancarrota

Relacionados
Depois do corte de rating à Grécia, a Moody`s ameaça agora baixar a classificação dos bancos do país, avança a agência Reuters. Os bancos em risco são o Banco Nacional da Grécia, EFG Eurobank Ergasias, Alpha Bank, Pirateus Bank, Agricultural Bank, Attica Bank, Emporiki Bank e General Bank.

A agência cortou a classificação da Grécia em três níveis, de «Caa1» para «Ca», um nível acima de «default», o que quer dizer que o país está em «pré-bancarrota».

A Moody`s, que tem estado imparável nas últimas semanas não parece, assim, convencida com as medidas acordadas na cimeira extraordinária do euro, que decorreu na passada quinta-feira, e onde ficou decidido um alargamento do prazo de pagamento e um corte da taxa de juro do empréstimo a Atenas. Ficou ainda definido um segundo resgate a Atenas país.

A agência de notação financeira considera que este plano implica perdas substanciais dos credores privados, além do país ainda enfrentar sérios riscos de insolvência a médio prazo.

Assim, no que se refere à Moody`s, a Grécia está agora classificada em «Ca», e quanto às outras duas agências - Fitch e S&P, a classificação do país encontra-se em «CCC», ou seja, dois níveis acima da bancarrota.
Continue a ler esta notícia

Relacionados