Novo máximo: juros na Grécia disparam para 280% - TVI

Novo máximo: juros na Grécia disparam para 280%

Grécia

Mercados voltam a mostrar nervosismo com a Grécia perante incerteza de que país consiga implementar tanta austeridade

Relacionados
Os juros da dívida grega, na maturidade a 2 anos, atingiram esta sexta-feira um novo máximo histórico, depois de terem estado a negociar próximo do patamar dos 280%.

De acordo com os dados da agência Reuters, às 08h41, as «yields» gregas, no prazo a 2 anos, disparam até aos 279,85%.

A subida acontece na semana em que o Eurogrupo aprovou o novo pacote de resgate a Atenas. Mas os mercados parecem não esquecer o passado e temem que a Grécia não consiga implementar as medidas com que se comprometeu, em troca de mais dinheiro da troika.

A Fitch baixou esta semana o rating da Grécia para um patamar cada vez mais próximo da falência e os peritos dizem que vai ser muito difícil os políticos gregos porem em marcha um plano, perante tanta contestação do povo nas ruas.

Os ministros das Finanças do G20 e os responsáveis pelos respetivos bancos centrais vão reunir-se este fim-de-semana, no México, exatamente para discutir a crise da dívida na zona euro e um reforço das verbas do Fundo Monetário Internacional (FMI), depois do segundo resgate a Atenas.

Também os juros da dívida portuguesa estão hoje a mostrar sinais de algum nervosismo, ao negociarem em alta mas, ainda assim, longe dos últimos recordes.

Na maturidade a 2 anos, as «yields» portuguesas sobem até aos 13,633%, a 5 anos chegam aos 16,233% e a 10 anos atingem os 12,823%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados