Oficial: Isabel dos Santos já controla quase 29% da Zon - TVI

Oficial: Isabel dos Santos já controla quase 29% da Zon

Isabel dos Santos

Empresária angolana adquiriu posição da CGD na operadora

Relacionados
Última atualização às 17h

A empresa Jadeium, detida pela empresária angolana Isabel dos Santos, informou esta quarta-feira a Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) da compra de 10,96% das ações, detidas pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), um negócio que era já esperado desde ontem e que estava a ser refletido esta manhã nas cotações em bolsa da operadora multimédia. A CGD também já confirmou a operação ao regulador.

«A Jadeium celebrou ontem um contrato de compra e venda a termo de 33.879.531 ações, representativas de 10,96% do capital social e dos direitos de voto da ZON», esclarece a empresa em comunicado.

Nos termos do contrato de compra e venda, «a titularidade das ações será transmitida para a Jadeium no dia 2 de Julho ou em data anterior fixada segundo o contratualmente previsto para o efeito».



Na presente data, os direitos de voto correspondentes a estas ações, passam a ser imputáveis à Jadeium.

Após a operação, a participação qualificada global da Jadeium no capital social e direitos de voto da ZON passou a ser de 18,8%. Esta participação qualificada é ainda imputável a Isabel dos Santos, na qualidade de acionista com controlo direto da Jadeium.

Contas feitas, a participação qualificada imputável à filha do Presidente angolano aumentou para 28,8%, dado que também lhe é imputável a participação representativa de 10% do capital social e direitos de voto da ZON detida pela Kento Holding Limited, sociedade por si diretamente controlada.

Nem o comunicado da ZON nem o da CGD adiantam os valores da transação.

No entanto, os números avançados pela imprensa financeira na terça-feira apontavam para uma valorização de 2,6 euros por ação. Se tiver sido esse o preço do negócio, a operação terá alcançado quase 90 milhões de euros.

As ações da ZON fecharam a subir 0,5% para os 2,01 euros nesta sessão de quarta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados