PT, Galp e JM garantem ganhos em Lisboa - TVI

PT, Galp e JM garantem ganhos em Lisboa

Só banca fechou no vermelho

Relacionados
A bolsa de Lisboa valorizou 0,62%, a seguir a tendência das principais praças da Europa, impulsionada pelas subidas da Portugal Telecom (PT), Galp e Jerónimo Martins.

A PT avançou 1,34%, para os 4,02 euros, no dia em que a CGD anunciou as suas escolhas para a administração da operadora de telecomunicações. A PT seguiu a tendência do setor: Sonaecom avançou 1,06%, Zon Multimedia liderou mesmo a tabela dos ganhos ao disparar 2,54%.

Mas a estrela de toda a sessão foi a Galp: esteve a disparar mais de 2% a meio da sessão, a beneficiar do anúncio de uma nova descoberta de gás natural em Moçambique. Fechou a subir 0,99%. Contas feitas, desde o início do ano que o título já valorizou 13%.

Destaque ainda para a Jerónimo Martins: subiu 1,57%, para os 14,90 euros. Hoje a Goldman Sachs subiu o preço-alvo da dona do Pingo Doce para o valor mais alto de sempre: 21,80 euros.

EDP também contribuiu para os ganhos, ao avançar 0,27%, para os 2,20 euros por papel.

Já no setor financeiro, o dia não foi tão positivo. BES ganhou 1%, ao passo que BPI, ESFG e BCP encerraram no vermelho, a perder, 0,78%, 2,30% e 3,33%, respetivamente.

Lá por fora, a subida do índice empresarial alemão, aliado às palavras do presidente de Reserva Federal, animaram as praças: valorizações até 1,20% de Frankfurt.

Única exceção para Madrid. Depois de, neste fim-de-semana, o primeiro-ministro italiano ter alertado que «Espanha pode contagiar a Europa», a bolsa fechou a perder 0,69%.

Em Wall Street esta também está a ser uma segunda-feira positiva. Ben Bernanke disse que a economia dos EUA tem de acelerar o crescimento para combater a elevada taxa de desemprego. Palavras que animaram os investidores. Prova disso é que Dow Jones sobe 0,98% e Nasdaq avança 1,13%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados