PT vende Vivo por 7,5 mil milhões e compra 22% da Oi - TVI

PT vende Vivo por 7,5 mil milhões e compra 22% da Oi

Operadora portuguesa vai arrecadar 7,5 mil milhões de euros com a venda da participação de 50% que detinha na Vivo

Relacionados
A Portugal Telecom (PT) chegou a acordo com a Telefónica e vai vender a posição que detém na Vivo por 7,5 mil milhões de euros, diz a operadora em comunicado.

Ainda assim, vai «iniciar discussões a partir de Janeiro de 2011 com vista ao estabelecimento de uma parceria industrial com a Telefónica», acrescenta.

No entanto, a operadora portuguesa vai continuar a operar no mercado brasileiro, uma vez que vai entrar no capital da Oi.

Entrada na Oi custa

De acordo com o comunicado da PT, o «acordo prevê a constituição de uma parceria estratégica entre a Portugal Telecom e as empresas do Grupo Oi com uma participação económica da Portugal Telecom, directa e indirecta de 22,38%, e um investimento máximo de 8,4 mil milhões de reais (3,7 mil milhões de euros). No ano 2009, as receitas do Oi ascenderam a 15 mil milhões de dólares».

O pagamento será feito em três tranches: «4,5 mil milhões serão pagos na data da conclusão da transacção (o mais tardar no prazo de 60 dias após este anúncio), mil milhões de euros serão pagos em 30 de Dezembro de 2010, e 2 mil milhões de euros serão pagos até 31 de Outubro de 2011.

PT volta à negociação a disparar 5,4%

Ministro aplaude negócio e felicita administração

A empresa liderada por Zeinal Bava adianta ainda que vai nomear quatro administradores da Oi. «A Portugal Telecom terá uma participação relevante na gestão da Telemar Participações e das suas subsidiárias e irá consolidar proporcionalmente a sua participação na Telmar Participações, a qual consolida integralmente as suas subsidiárias. A Portugal Telecom terá o direito à nomeação de dois membros do Conselho de Administração da Telemar Participações, sendo um deles suplente, e dois membros efectivos do Conselho de Administração da TNL».

Acordo com PT dá capacidade de investimento e expansão à Oi

Com o acordo, a PT compromete-se a permanecer na OI por pelo menos cinco anos. «Nenhum dos accionistas da AG e LF, incluindo a PT, poderá, durante um período de cinco anos, alienar acções nestas sociedades que resulte da perda do respectivo controlo. A AG, LF e PT estão igualmente impedidas de alienar as respectivas participações na TmarPart durante o mesmo período de cinco anos».

Telemar pode vir a ficar com 10% da PT

A Telemar, do grupo Oi, pode ficar a maior accionista da PT. «A parceria poderá resultar também na aquisição de uma participação pela Telemar de até 10% da Portugal Telecom», refere o comunicado.

Esta é uma saída satisfatória para vários dos intervenientes do processo, a começar pelos principais accionistas da operadora portuguesa, que defendem a manutenção da aposta no Brasil, mas fora da Vivo.

O que dizem os analistas do negócio

Por outro lado, o negócio também não deverá ter oposição do Governo, uma vez que o argumento principal do Executivo para usar a golden share e vetar a compra da participação da PT na Vivo foi o interesse em que a PT mantenha uma aposta forte no Brasil.

Governo brasileiro quer Oi e PT juntas em projecto de Internet
Continue a ler esta notícia

Relacionados