Raio-X à bolsa: o que não pode perder esta semana - TVI

Raio-X à bolsa: o que não pode perder esta semana

Mercados

Incerteza na Grécia vai continuar a atingir os mercados. Investidores vão centrar também as suas atenções nas notícias sobre a recapitalização do setor financeiro em Espanha e no regresso da «troika» a Portugal

Relacionados
Os mercados acionistas vão continuar atentos, na próxima semana, ao andamento da situação na Grécia, perante a crescente possibilidade de o país abandonar o euro. Um cenário que poderia atingir Portugal, por efeito de contágio. A recapitalização do setor financeiro espanhol também deverá continuar a influenciar o andamento das praças, numa altura em o setor financeiro do país vizinho não vive os melhores dias. Mas será sobretudo o regresso da «troika» a Portugal, na próxima terça-feira, a fazer as manchetes dos jornais, no papel e na Internet.

Saiba o que pode acontecer às bolsas no próximo mês

«A situação em Atenas vai continuar a condicionar os mercados acionistas na semana que vem. Há eleições marcadas, na Grécia, para 17 de junho e, até lá, vão ser divulgadas sondagens para todos os gostos. Umas farão o mercado subir, outras farão cair. É provável que hajam algumas alterações de voto e isso terá efeito nos índices», disse o CEO da Dif Broker, Pedro Lino, à Agência Financeira.

A recapitalização do setor financeiro espanhol é outro ponto a ter em atenção. «Sobretudo a forma como [essa recapitalização] será feita. Será um dado que os mercados também não vão querer perder de vista», assegurou.

Em Portugal, o foco dos jornais vai estar direcionado para o arranque da quarta avaliação da «troika» ao programa de assistência económica e financeira de Portugal, que começa na terça-feira. Mas na bolsa, a este nível, não se esperam grandes surpresas. «Provavelmente a avaliação vai ser positiva, porque estamos a cumprir com os nossos compromissos. Logo o mercado já estará a descontar isso. Só uma notícia negativa teria algum impacto», explicou à AF.

Por outro lado, no plano macroeconómico, esperam-se também dados de relevo. Na segunda-feira será divulgado o indicador da produção na construção, em março, por parte do Eurostat.

Na terça será conhecido o «Boletim Estatístico», do Banco de Portugal, e o índice de novas encomendas na construção e obras públicas, relativas ao primeiro trimestre [dados do INE].

Já na quarta-feira, é a vez de ser publicada a síntese de execução orçamental [apelidada de DGO], no mesmo dia em que a EDP apresenta, aos investidores, o seu plano de negócios para 2012/2015. Um dia depois, na quinta-feira, decorre a assembleia geral anual da Soares da Costa, mas primeiro o INE divulga as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, relativas a abril.

A semana encerra com a divulgação do pagamento de dividendos da Zon e da Altri. Mais uma vez o Instituto Nacional de Estatística dará a conhecer o seu inquérito sobre a avaliação bancária na habitação, que diz respeito ao mês passado. Será, por tudo isto, uma semana recheada de dados económicos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados