Receitas da Zon e Optimus rondam os 1,5 mil milhões - TVI

Receitas da Zon e Optimus rondam os 1,5 mil milhões

Dinheiro (Reuters)

Sonaecom e empresas detidas por Isabel dos Santos anunciam fusão entre Optimus e Zon

Relacionados
As receitas em telecomunicações das empresas Zon e Optimus, que vão negociar a fusão, ascendiam a 1,5 mil milhões de euros no ano passado, de acordo com dados disponíveis no relatório e contas das operadoras.

A Sonaecom e a Kento/Jadeium, da empresária angolana Isabel dos Santos, anunciaram esta sexta-feira que chegaram a acordo para promover junto das administrações da Optimus e da Zon Multimédia uma operação de fusão entre as duas empresas.

Isabel dos Santos é acionista de referência da Zon, com uma participação de 28,8%, enquanto a Sonaecom controla 100% da Optimus.

Em 2011, as receitas do negócio de telecomunicações na Sonaecom (Optimus) ascenderam a 754,7 milhões de euros, 85% do total da faturação da empresa.

Além da Optimus, a Sonaecom detém empresas tecnológicas como a WeDo e o jornal Público.

Do lado da Zon, as receitas relativas à área de televisão paga, banda larga e serviço de voz ascenderam a 757,9 milhões de euros, tendo um peso de 87% no total do volume de negócios da companhia.

Além da televisão paga, Internet e telecomunicações (móvel enquanto operador virtual e fixo), a Zon detém ainda o negócio do audiovisual, onde estão os cinemas.

A área das telecomunicações é o ativo que deverá ser incorporado na empresa resultante da fusão.

Em termos de valor de mercado, a Zon é mais valiosa, tendo uma capitalização bolsista de 870 milhões de euros, ao passo que a Sonaecom vale 565 milhões de euros, de acordo com o fecho das ações de hoje.

Nota para a forte valorização das ações de ambas as empresas na reta final deste ano, que permitiu que atingissem máximos de um ano e meio pouco antes do anúncio destas negociações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados