Rejeição de dívida europeia é «preocupante» - TVI

Rejeição de dívida europeia é «preocupante»

Dinheiro

Ministro da Defesa diz que «a Europa está a brincar com o fogo e a desproteger-se a si própria»

Relacionados
A chanceler alemã e o presidente francês continuam firmes na sua posição: não à emissão de dívida europeia, as chamadas «euro-obrigações». Algo considerado «preocupante» para o ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Santos.



«É preocupante o resultado da cimeira franco-alemã, com a recusa de Merkel e Sarkozy» quanto à emissão de títulos da dívida pública europeia («eurobonds»), disse Augusto Santos Silva, citado pela Lusa, este sábado durante um debate organizado pela JS, no Porto.

O ministro, para quem só é possível perceber a situação política nacional num quadro europeu, disse mesmo que «a Europa está a brincar com o fogo e a desproteger-se a si própria, não defendendo a moeda única».

Merkel e Sarkozy reuniram-se na sexta-feira em Friburgo (sudoeste da Alemanha), no âmbito das consultas semestrais franco-alemãs, para preparar a próxima cimeira de líderes europeus.

Na cimeira reiteraram a sua oposição à emissão de «euro-obrigações» para acalmar a crise na Zona Euro e rejeitaram as críticas de que foram objecto sobre esta questão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados