Sócrates: «golden-share» é para ser usada quando necessário - TVI

Sócrates: «golden-share» é para ser usada quando necessário

Debate quinzenal

Primeiro-ministro sublinha que Telefónica e accionistas da PT conhecia a oposição do Governo ao negócio da brasileira VIvo

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que a espanhola Telefónica e os accionistas da PT conheciam a oposição do Governo ao negócio da brasileira Vivo e frisou que a «golden-share» do Estado é para ser usada quando necessário.

«A golden-share serve para ser utilizada quando é necessário», reagiu José Sócrates quando confrontado com a decisão do representante do Estado em relação à tentativa de compra da Telefónica de parte do capital da brasileira Vivo.

Veja aqui a reacção dos partidos

Veja aqui a explicação do primeiro-ministro

José Sócrates falava aos jornalistas no final de uma sessão no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), tendo ao seu lado o ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos.

O que diz Costa Pina?

As declarações do primeiro-ministro foram proferidas quando se conheceu que o representante da posição estatal na PT anunciou na assembleia-geral que votou contra a venda da Vivo à espanhola Telefónica utilizando a «golden-share».

«Todos os participantes sabem qual era a posição do Governo. A posição do Governo era a de que estamos perante uma questão estratégica fundamental para o desenvolvimento da Portugal Telecom», frisou o líder do executivo.

Num claro recado dirigido aos espanhóis da Telefónica, José Sócrates disse: «Quer os que queriam comprar, quer os que eram consultados na assembleia-geral da PT, todos os accionistas, em particular a Telefónica, sabiam qual era a posição do Governo e penso que a deviam ter em conta, porque quando o Governo fala está a interpretar, naturalmente como lhe compete, os interesses nacionais».

José Sócrates sublinhou depois que o Governo «sempre disse que esta oferta [da Telefónica] não cobria os interesses estratégicos que a Vivo representa para a PT».
Continue a ler esta notícia