Sonangol detém quase 15% do BCP - TVI

Sonangol detém quase 15% do BCP

Carlos Santos Ferreira, BCP

Petrolífera angolana reforça posição no capital do maior banco português

Relacionados
A petrolífera angolana Sonangol reforçou a sua participação no capital do Banco Comercial Português (BCP) para os 14,59 por cento, revelou esta sexta-feira o banco liderado por Santos Ferreira num comunicado enviado à CMVM.

«Na sequência de notícias que têm vindo a ser publicadas em diversos órgãos de comunicação social, vem o Banco Comercial Português (BCP) informar que a Sonangol - Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, empresa pública, comunicou ser titular, nesta data, de 685.138.638 acções, representativas de 14,59 por cento do capital social do banco», lê-se no documento enviado pelo BCP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Segundo os últimos dados disponíveis na agência de informação financeira Bloomberg, actualizados em Setembro último, na altura a Sonangol detinha 10,2 por cento do capital do BCP.

Já era público que o Banco de Portugal tinha autorizado a petrolífera angolana a aumentar a sua posição no maior banco privado português e a imprensa especializada já tinha avançado que este reforço já deveria ter sido concretizado, contudo, só hoje foi oficializado pela Sonangol.

A Sonangol e a filha do presidente de Angola, Isabel dos Santos, são as únicas fontes de investimento angolano no mercado de capitais português. Juntos, os seus investimentos representavam, no início de Setembro, cerca de três por cento do PSI20, ou seja, 1.813 milhões de euros, segundo um estudo da AT Kearney.
Continue a ler esta notícia

Relacionados