A Telefónica segue a perder 5,8 por cento, sendo um dos títulos que mais cai no principal índice espanhol, o Ibex 35, penalizada pela proposta que fez à Portugal Telecom para comprar a sua participação na Vivo.

Pelo contrário, a PT é actualmente o único título do PSI20 que mais valoriza, subindo mais de 8 por cento para 7,70 euros.

A Telefónica perde 5,8 por cento para 15,59 euros, depois de a PT ter recusado a oferta de 5,7 mil milhões de euros para comprar a participação da empresa portuguesa na operadora móvel brasileira Vivo.

Segundo disseram fontes da empresa brasileira à agência EFE, o valor oferecido é 146 por cento acima do valor de mercado.

Ao contrário do comportamento do mercado, os analistas contactados pela EFE reagiram positivamente à oferta da Telefónica.

Para a Morgan Stanley, as acções da empresa espanhola deveriam «reagir positivamente».

Da mesma opinião, são os analistas do Barclays e do BES que afirmam que «numa óptica financeira, tem sentido que a PT considere a venda da Vivo à Telefónica».

O departamento de análise da ESN Caja Madrid Bolsa acrescentou que esta operação já era esperada há algum tempo e que a elevada oferta «se pode justificar pelo valor esperado pelas sinergias».
Redação / JF