Fins de semana de três dias aumentaram em 40% a produtividade desta empresa - TVI

Fins de semana de três dias aumentaram em 40% a produtividade desta empresa

  • CM - Notícia inicialmente inserida a 4 de novembro
  • 10 nov 2019, 14:10

Microsoft implementou medida durante o mês de agosto no Japão. Mas apesar de os mais de 2 mil trabalhadores terem passado menos 20% do tempo nos escritórios o resultado revelou-se surpreendente

A produtividade da Microsoft Japão aumentou 40% em agosto, período em que a empresta fins de semana de três dias testou junto dos 2.300 colaboradores. Os resultados foram divulgados na última quinta-feira e não poderiam sem mais surpreendentes.

Durante o “desafio de verão”, como designou a empresa (Work-Life Choice Challenge Summer 2019, no original), os funcionários não trabalharam as cinco sextas-feiras de agosto, mas sem perderem um cêntimo ou gastarem um dia de férias ou folgas, usufruindo de fins de semana prolongados nesse mês.

Nos quatro dias de trabalho a duração das reuniões foi reduzida para 30 minutos e grande parte acabou por ser cancelada, optando a empresa por realizá-las online, através de chats.

E o facto de terem passado menos 20% do tempo na empresa não se refletiu apenas num aumento de produtividade de 39,9%, como ainda permitiu poupar nas faturas da eletricidade e do material de escritório.

Ou seja, a Microsoft Japão gastou menos 23,1% de eletricidade em agosto e os trabalhadores imprimiram menos 58,7% páginas.

Isto, claro, além do resultado óbvio, mas não total, de que 92,1% dos colaboradores gostaram de gozar fins de semana de três dias.

A Microsoft Japão prevê repetir o desafio no inverno.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE