Portugal gera dez mil novos ricos por ano - TVI

Portugal gera dez mil novos ricos por ano

Um país intervencionado, que precisou de ajuda externa, mas onde nem tudo parece mau. Pelo menos, para alguns. No mundo, um por cento concentra quase metade da riqueza mundial

Relacionados
Um estudo do Crédit Suisse dá a conhecer os número de ricos em Portugal e os resultados podem surpreender num país intervencionado pela troika nos últimos anos.

De acordo com o «Global Wealth Report 2014» daquela entidade bancária que o «Económico» cita, «60% de toda a riqueza está concentrada nos 10% mais ricos» e «quase 30% dos novos ricos portugueses surgiram nos últimos dois anos».

Para entrar neste «clube» exclusivo dos milionários é preciso ter «mais de um milhão de dólares de riqueza líquida, ou seja, ativos financeiros mais ativos imobiliários, menos dívida», como explica o jornal económico.

O relatório que avalia a riqueza no mundo e, consequentemente, as desigualdades, refere que Portugal se encaixa num caso de «desigualdade média», encontrando-se a meio da tabela. O «JN», que também cita o documento, indica que Portugal se encontra, no que às desigualdades diz respeito, a par de países como Espanha, Reino Unido, França e Grécia.

O «The Guardian» acrescenta que, em termos globais, um por cento da população mundial concentra quase metade da riqueza do mundo. Muitos dos novos ricos mundiais são chineses.

O relatório, na sua análise às disparidades, concluem que as políticas antipobreza têm vindo a falar nos últimos cem anos. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados