Moody's: novas medidas «já foram tomadas em conta» - TVI

Moody's: novas medidas «já foram tomadas em conta»

Agência Financeira

Vice-presidente da Moody's diz que austeridade não foi suficiente para evitar «riscos de deterioração»

Relacionados
As medidas de austeridade anunciadas por Passos Coelho no debate do programa de Governo já foram «tomadas em conta» na análise que a Moody's fez e que resultou na queda do «rating» português, avançou o vice-presidente da agência.

«O consenso político e as medidas recentemente anunciadas pelo Governo foram tomadas em conta», adiantou Anthony Thomas, analista sénior de risco soberano da agência de notação Moody's.

Segundo o também vice-presidente da agência de «rating», estes dois factores não foram suficientes para evitar os «riscos de deterioração», pelo que a Moody's considera que «o rating de Portugal está mais apropriado em Ba2».

A agência de notação Moody's anunciou ontem que cortou em quatro níveis o «rating» de Portugal, colocando a dívida do país na categoria de «lixo» (junk).

Em reacção a esta decisão, o ministério das Finanças considerou que esta agência «ignorou» a sobretaxa extraordinária em sede de IRS e «não terá tido» em devida conta o «amplo consenso político que suporta a execução das medidas acordadas com a troika». Uma posição que hoje foi desmentida pela agência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados