O Facebook vai dando conta do que fazem os nossos amigos e por onde andam. Mas porque eles querem que nós estejamos a par. Não tarda, sempre que entrarmos numa loja, o Facebook pode denunciar-nos automaticamente.

A Redpepper desenvolveu uma tecnologia que pode ser bem acolhida junto de utilizadores (pelo menos alguns) e, claro, dos comerciantes.

O novo conceito designa-se por Facedeals. Ao passar pela porta de entrada de um estabelecimento, uma câmara de reconhecimento facial regista o rosto do cliente. A partir daí é feita uma pesquisa rápida para que a pessoa seja localizada no Facebook e, depois disso, é colocado um post no mural a dizer que a pessoa está nessa loja.

Uma boa oportunidade para que os comerciantes possam divulgar serviços mais personalizados, sendo que também será possível enviar um alerta para o smartphone dos clientes a sugerir a compra de determinado produto ou então que promoções estão em vigor.

O Facedeals pode, no entanto, entrar em conflito com a privacidade dos utilizadores que não queiram expor automaticamente a sua vida na rede social.

As câmaras que estão a ser desenvolvidas poderão ser configuradas facilmente, desde que haja uma tomada para o efeito numa das paredes da loja e a mesma disponha de ligação sem fios à Internet.



O projeto ainda está em fase de testes, sendo que a empresa está à procura de financiamento para que a tecnologia entre no mercado.
Redação