Acesso fixo à Internet: clientes já são 2,3 milhões - TVI

Acesso fixo à Internet: clientes já são 2,3 milhões

Internet

Aumentaram 6,3% no segundo trimestre. Grupo PT com quota de 50,7% no acesso fixo à banda larga

Os clientes com acesso fixo à Internet aumentaram 6,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2011. No total, são agora 2,3 milhões.

De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), a taxa de crescimento em relação aos primeiros três meses deste ano foi de 1,1%.

Os serviços móveis registaram, no segundo trimestre, cerca de 2,89 milhões de utilizadores que efetivamente usaram a Internet em banda larga móvel, menos 0,3% do que nos três primeiros meses do ano.

«Do total de acessos, 1,04 milhões foi realizado através de placas/modem».

Em junho, a taxa de penetração de acesso à Internet em alta velocidade era de 21,7 por cada 100 habitantes no caso dos acessos fixos, enquanto nos acessos móveis com utilização efetiva era de 27,2 por cada 100 habitantes.

Segundo o regulador, o ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet de alta velocidade em rede fixa, com quase metade dos acessos totais (47%), seguida do modem cabo, com 39,6%.

A Internet sobre fibra ótica (FTTH/B) registou 13,3% dos acessos.

«A evolução destas formas de acesso ocorrida no segundo trimestre de 2012 é compatível com as respetivas tendências históricas».

O acesso à Internet «suportado em FTTH/B registou o maior número de adesões, representando um crescimento de 11,7% no período e de 76,5%em relação ao segundo trimestre de 2011».

Quem lidera?

O grupo Portugal Telecom (PT) registou uma quota de 50,7% no segmento de acesso fixo à Internet de banda larga.

A quota aumentou 0,6 pontos percentuais em relação aos primeiros três meses do ano e mais cerca de 9,3 pontos percentuais desde o spin-off (separação) da PT Multimédia, que aconteceu em novembro de 2007.

No segundo trimestre do ano, o grupo Zon registou uma quota de 32,6%, menos 0,2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre e um recuo de 0,3 pontos percentuais face a igual período de 2011, em termos de acessos de banda larga de acesso fixo.

Em relação às quotas de clientes ativos de banda larga móvel, a TMN tinha 41,3% no segundo trimestre, mais 0,1 pontos percentuais em relação aos primeiros três meses do ano e 1 ponto percentual face ao período homólogo de 2011.

A Optimus tinha uma quota de 37,2%, mais 0,3 pontos percentuais do que no primeiro trimestre deste ano e um aumento de 0,8 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2011.

A Vodafone registou uma quota de 20,1%, menos 0,2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre. Em termos homólogos, a quebra foi de 1,3 pontos percentuais.

A quota da Zon entre abril e junho era de 1,4%, menos 0,1 pontos percentuais em relação aos três primeiros meses do ano e uma quebra de 0,4 pontos em relação ao período homólogo de 2011, cita a Lusa.

Em termos de tráfego no acesso à Internet de banda larga, a Anacom adianta que se registou um aumento de 4% no segundo trimestre, «explicado sobretudo pela evolução ocorrida no tráfego da banda larga fixa, com um aumento de 4,5 pontos percentuais, o que representa cerca de 96,2% do total».

O tráfego de acesso à Internet móvel diminuiu 7,3%.

De acordo com o Barómetro Telecomunicações, da Marktest, no segundo trimestre a mensalidade média do serviço de acesso à Internet individualizado era de 21 euros no caso da Internet fixa e de 15,7 euros no caso da Internet móvel através de placas/modem. A mensalidade de Internet com acesso através do telemóvel foi, no mesmo período, de 9,8 euros.
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