Afinal, este telemóvel não é uma cópia do iPhone - TVI

Afinal, este telemóvel não é uma cópia do iPhone

Mais uma batalha ganha pela Samsung contra a Apple, mas esta guerra ainda não terminou

Relacionados
A sentença foi decidida esta sexta-feira: o tribunal da Coreia do Sul deu razão à Samsung na batalha judicial contra a Apple, que a acusa de ter copiado «todos os elementos» do iPhone.

Os juízes de Seul entenderam que a Samsung não copiou o design do iPhone, acusando mesmo a Apple de ter infringido a tecnologia wireless (sem fios) da gigante sul-coreana.

«Não é possível afirmar que estes dois modelos são semelhantes com base apenas na semelhança de algumas características», disse um dos juízes, citado pela Associated Press.

No entanto, numa decisão à parte, o Tribunal do Distrito Central de Seul considerou que, no caso das patentes, a Samsung violou mesmo a tecnologia da Apple no acesso ao recuo das páginas e na utilização de teclas sensíveis ao toque.

Ambas as empresas terão de pagar indemnizações por danos limitados, ao mesmo tempo que os juízes proibiram parcialmente a venda de iPads e smartphones de ambas as empresas. Uma proibição que não afetou, no entanto, os telemóveis de última geração - iPhone 4S ou o Samsung Galaxy S3.

As decisões agora tomadas afetam apenas o mercado sul-coreano e representam uma pequena parte num combate gigante pelas patentes e inovação destas empresas, a decorrer em nove países. A «guerra» maior está a ser esgrimida nos EUA, onde a Apple reclama uma indemnização acima dos dois mil milhões de euros.

«Isto é apenas uma vitória da Samsung na sua terra natal», disse o advogado de patentes Jeong Woo-sung, citado pela AP.

Já em julho, o tribunal do Reino Unido condenou a Apple a publicar anúncios publicitários afirmando que a Samsung não copiou o iPad, depois de ter decidido que a empresa sul-coreana não tinha imitado o design do tablet da Apple no seu Galaxy Tab.



A Samsung prepara o lançamento do novo smartphone para 29 deste mês, antecipando-se à Apple que deverá pôr nas lojas o iPhone 5 a 12 de setembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados