Air France anula centenas de voos por causa da greve - TVI

Air France anula centenas de voos por causa da greve

Aterragem de emergência em Berlim - EPA/Soeren Stache

Protestos contra a limitação do direito à greve nos transportes aéreos

Relacionados
A paralisação contra a legislação que prevê limitações no direito à greve nos transportes aéreos levou a Air France a anular esta terça-feira centenas de voos.

A companhia, que costuma assegurar à volta de 1.500 voos diariamente, anulou perto de 50 por cento das ligações de longo curso e cerca de 30 por cento no curto e médio curso.

A direcção da Air France disse, citada pela Lusa, que procura «antecipar o mais possível as anulações e avisar os passageiros que, quando é possível, são transferidos para outros voos». Também tem facilitado as condições para troca do bilhete além de quinta-feira, último dia do pré-aviso de greve.

Segundo o SNPL, o principal sindicato de pilotos, a adesão à greve aumentou hoje na Air France e foi superior a 60 por cento.

Os sindicatos franceses do transporte aéreo convocaram greve de 6 a 9 de Fevereiro contra uma proposta de lei sobre o direito de greve no sector, que consideram constituir uma violação do direito à greve. Rejeitam a disposição que exige que os grevistas façam uma declaração individual nesse sentido 48 horas antes da paralisação.

O ministro dos Transportes francês, Thierry Mariani, reafirmou esta terça-feira «a determinação do governo em apoiar esta lei».

Recusando que o direito à greve esteja ameaçado, Mariani repetiu que pretende fazer no sector aéreo o que foi feito em 2007 nos transportes terrestres, onde está em vigor um pré-aviso individual de 48 horas e as previsões de tráfego devem ser divulgadas com 24 horas de antecedência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados