Alemã E.on falha EDP mas compra 10% da brasileira MPX - TVI

Alemã E.on falha EDP mas compra 10% da brasileira MPX

Agência Financeira

Investimento de 350 milhões de euros

Relacionados
Depois de ter falhado a privatização da EDP, a energética alemã E.on adquiriu 10 por cento das acções da brasileira MPX, e pretende formar com esta uma empresa conjunta.

A E.on pagou 350 milhões de euros pela quota, revelaram esta quarta-feira as duas empresas em comunicado à imprensa, em Dusseldorf.

No documento diz-se também, segundo a Lusa, que as duas energéticas irão formar uma empresa mista de energia que terá no Brasil e no Chile centrais com uma capacidade de 20 mil megawatts.

A transacção deverá estar concluída no segundo trimestre de 2012.

A E.on procurava há mais de um ano uma forma de explorar mais um mercado no estrangeiro, devido às limitações de crescimento do mercado energético na Europa.

No final de 2011, no entanto, foi preterida pelo Estado português na venda de uma participação de 21,35% na E.on, a favor dos chineses da Three Gorges Corporation.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, o mercado europeu deverá ter um aumento de produção de energia de apenas 0,5%, até 2035, enquanto no Brasil o crescimento no mesmo período atingirá 3,1%.

A MPX pertence ao multi-milionário brasileiro Eike Batista, que ocupa o oitavo lugar no ranking das maiores fortunas mundiais da revista norte-americana Forbes, com 30 mil milhões de dólares.

A holding de Batista, a EPX, controla vários consórcios de exploração de gás, petróleo e minerais, e também de logística, e também o fornecedor de gás e energia MPX.
Continue a ler esta notícia

Relacionados