A Comissão de Credores da cooperativa Alicoop deu esta quinta-feira «luz verde» ao apoio financeiro do grupo no âmbito do programa PME Investimento, uma decisão que suspende o encerramento de 18 lojas do grupo no Algarve.

«A cumprir-se aquilo que hoje ficou combinado, os membros da Comissão de Credores irão pôr por escrito a sua não oposição a este investimento intercalar que o PME investimentos está disponível para dar», disse à Lusa Sónia Correia, da Comissão de Trabalhadores do Grupo Alicoop.

Apesar de ter sido uma reunião «com dificuldades, teve um balanço positivo», sublinhou Sónia Correia, congratulando-se com o facto de as lojas algarvias poderem continuar a sua actividade.

Esta quinta-feira, antes da realização desta reunião convocada pelo presidente da Comissão de Credores Millenniun/BCP e pelo administrador de insolvência, Jorge Calvet, o Sindicato Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços de Portugal advertiu que as 18 lojas da Alicoop no Algarve poderiam encerrar sexta-feira caso a Comissão de Credores não apoiasse o financiamento «imediato do grupo». A Comissão de Credores reuniu esta tarde de urgência pelas 15:00, em Lisboa, no BCP.

O grupo Alicoop encontra-se em processo de insolvência desde Agosto de 2009, com uma dívida de cerca de 80 milhões de euros, tendo encerrado a sua cadeia de supermercados no início de Maio, para não agravar o passivo. Em Agosto, depois do plano de viabilização aprovado pelo Tribunal de Silves, em Julho, reabriram algumas das lojas.
Redação / CPS