Alicoop: plano de viabilização aprovado - TVI

Alicoop: plano de viabilização aprovado

Alisuper

Tribunal de Silves deu aval às propostas que prevêem a fusão das empresas do grupo numa nova companhia que assumirá o passivo da Alicoop, com a injecção de 1,6 milhões de euros

Relacionados
O plano de viabilização da cooperativa de produtos alimentares Alicoop, proposto pelos credores, foi aprovado pelo Tribunal de Silves que já efectuou o despacho para homologação.

«Foram aprovadas na totalidade as propostas para o plano de viabilização dos credores», revelou esta sexta-feira à agência Lusa uma fonte judicial.

A viabilização do grupo Alicoop, que engloba as empresas Alisuper, Geneco e Macral, foi discutida, no dia 30 de Junho, na Assembleia de credores, convocada pelo Tribunal de Silves. Nessa reunião foi aprovado, por maioria, um prazo de cinco dias úteis para apreciação das alterações e respectiva votação do plano.

A proposta apresentada pelos trabalhadores e por um grupo de cerca de 150 pequenos credores prevê a fusão das empresas do grupo Alicoop numa nova empresa, que assumirá o passivo, com a injecção de 1,6 milhões de euros. A operação implicará ainda a conversão de 50% dos créditos em capital social, o equivalente a cerca de 17 milhões de euros. A restante metade dos créditos será perdoada, bem como a totalidade dos juros.

O grupo Alicoop encontra-se em processo de insolvência desde Agosto do ano passado, com uma dívida de cerca de 80 milhões de euros. A situação financeira da empresa motivou o encerramento da sua cadeia de supermercados no início de Maio, para não agravar o passivo.

Para evitar o processo de falência, a administração da Alicoop encomendou à consultora Deloitte um estudo de viabilidade, documento aprovado pelo Millenium BCP, mas rejeitado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pelo BPN, três dos maiores credores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados