Alicoop: plano deve desresponsabilizar empréstimos ao BPN - TVI

Alicoop: plano deve desresponsabilizar empréstimos ao BPN

(Arquivo)

Plano propõe recuperar actividade do grupo detentor de vários supermercados no Algarve, mas não salvaguarda os 350 postos de trabalho

Relacionados
Os trabalhadores do grupo de distribuição alimentar Alicoop de Silves aguardam que o novo plano de insolvência, apresentado sexta-feira à noite, os «desobrigue» das responsabilidades bancárias com o banco BPN, disse a porta-voz da Comissão de Trabalhadores.

O novo plano de insolvência promovido pelo Grupo Nogueira SGPS, S.A., apresentado aos trabalhadores, na sede da empresa em Silves, propõe-se recuperar a actividade económica do grupo detentor de vários supermercados no Algarve, mas não salvaguarda os 350 postos de trabalho.

De acordo com a porta-voz da Comissão de Trabalhadores, o plano «não é o ideal, mas sim, o possível para manter alguns postos de trabalho, e desobrigar os trabalhadores dos encargos bancários que têm com o banco BPN, devido aos empréstimos contraídos em 2008, de cerca de 1,4 milhões de euros, para salvar a empresa».

Segundo Sónia Correia, os trabalhadores manifestaram-se a favor do plano, caso «este os desobrigue dos encargos bancários que têm actualmente, com prestações mensais que variam entre os 70 e os cerca de 300 euros».

O plano propõe que a empresa a constituir ficará obrigada a pagar ao BPN a dívida contraída pelos trabalhadores para injectar fundos na Alicoop e devolver as prestações que entretanto tenham sido pagas ao banco após a declaração de insolvência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados