Alisuper: últimos 16 supermercados da cadeia fecham hoje - TVI

Alisuper: últimos 16 supermercados da cadeia fecham hoje

Alisuper

Encerramento dos supermercados «não é o fim, mas apenas um meio» para conseguir a viabilização da empresa, diz presidente do Grupo Alicoop

Relacionados
Os últimos 16 supermercados da cadeia algarvia Alisuper em funcionamento encerram esta sexta-feira ao fim do dia com o intuito de viabilizar a empresa e não agravar a dívida, disse à Lusa o presidente do grupo empresarial.

«No fim do dia acabou! Mas esta decisão é para proteger a massa insolvente, para não agravar a dívida, e sempre com o intuito de proteger a empresa e como um meio para atingir a viabilização de um plano», explicou José António Silva, recordando que a 01 de Maio os 58 trabalhadores em actividade terão de juntar-se aos 380 que, desde o início de Março, viram os seus contratos ser suspensos.

O presidente do grupo Alicoop salienta que o encerramento dos supermercados «não é o fim, mas apenas um meio» para conseguir a viabilização da empresa.

Com a proposta dos credores das Pequenas e Médias Empresas (PME, que detém 17 milhões de euros de créditos, que se disponibilizaram para apoiar o plano de viabilização, transformando a dívida em capital, «é cada vez mais difícil não justificar o apoio do «IAPMEI e da CGD à Alicoop», sublinhou José António Silva.

Os 16 supermercados em funcionamento até hoje, 13 no Algarve e 3 na área de Lisboa, já vinham apresentando nos últimos tempos roturas de aprovisionamento de várias gamas de produtos, estando apenas autorizados a adquirir bens perecíveis, como legumes e carnes frescas, pão e lacticínios.

A Alicoop, que detém as empresas Alisuper, Macral e Geneco, conta com 81 supermercados Alisuper, 70 no Algarve e 11 em Lisboa, e quase 500 trabalhadores. Encontra-se em insolvência desde Agosto de 2009, devido a dívidas acumuladas de cerca de 80 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados