Altri: lucros caem 33% no primeiro semestre - TVI

Altri: lucros caem 33% no primeiro semestre

Aperto de cinto

Empresa de pasta e papel justifica resultados com «subida do custo das matérias-primas»

Os lucros da Altri caíram 33,3 por cento para 17,8 milhões de euros no primeiro semestre do ano, apesar de as receitas totais ultrapassarem os 250 milhões de euros, uma subida de 4,1 por cento face ao mesmo período do ano passado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa revela que o aumento das receitas verificado nos primeiros seis meses do ano «representa o melhor primeiro semestre de vendas da história da companhia».

De acordo com a informação divulgada, a Altri registou «um crescimento das vendas superior ao mercado mundial de pasta de papel» e aumentou as suas exportações em 3,2 por cento, com os mercados internacionais a representarem 91 por cento das vendas de pasta de papel.

No entanto, salienta a empresa, os custos operacionais da empresa aumentaram 15,9 por cento no primeiro semestre deste ano para 187,7 milhões de euros, mais 25,8 milhões face ao período homólogo, o que a companhia justifica com «a subida do custo das matérias-primas, a par do incremento da actividade, o que influenciou o EBITDA e o resultado líquido».

O EBITDA - lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização - fixou-se nos 63,1 milhões de euros, uma descida superior a 20 por cento, face aos 79 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Já a dívida líquida caiu 0,7 por cento para os 713,7 milhões de euros, face aos 718,7 milhões de euros registados a 31 de Dezembro de 2010, segundo os números apresentados pela empresa.

«A Altri prosseguiu o reforço da sua solidez financeira, com a dívida líquida remunerada a diminuir em 5 milhões de euros desde o início do ano, para 713,7 milhões de euros. As necessidades de financiamento encontravam-se integralmente asseguradas, detendo a Altri cerca de 90 milhões de euros de linhas de financiamento disponíveis e não utilizadas», lê-se no comunicado.

Acrescenta ainda que, a 30 de Junho, a Altri dispunha de 141,8 milhões de euros de liquidez «em caixa e equivalente».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos