Anacom lança portal do consumidor - TVI

Anacom lança portal do consumidor

Agência Financeira

Anacom lança portal que vai melhorar resposta aos milhares de reclamações

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A Anacom lança na terça-feira um portal para o consumidor com funcionalidades «à medida» que facilitam a resposta atempada do regulador aos milhares de reclamações mensais que recebe e dão resposta a centenas de perguntas frequentes, informa a Lusa.

O site www.anacom-consumidor.pt arranca no Dia Mundial do Consumidor com duas funcionalidades - Anacom Responde, um assistente virtual que disponibiliza informação sobre os serviços e centenas de respostas a cerca de 400 perguntas, e um novo formulário de reclamações, ferramentas às quais se juntarão outras, segundo o administrador da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), Filipe Baptista.

«Em Dezembro de 2009, tínhamos 55 mil reclamações pendentes que demoravam cerca de um ano ou ano e meio para ter resposta. A dimensão deste problema levou-nos a olhar para esta situação com especial cuidado», justificou Filipe Baptista.

Quanto a 2010 e 2011, o administrador da Anacom adiantou que 97 por cento dos processos e 52 por cento, respectivamente, já estão concluídos, sendo o prazo de resposta em média pouco superior a mês ou mês e meio. O regulador recebe actualmente cerca de 4.000 solicitações por mês, a maioria dos quais reclamações.

Só nos últimos seis anos, a Anacom recebeu 150 mil solicitações, correspondendo o grosso a reclamações, das quais 44.200 em 2010 e 8.000 já este ano.
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