ANACOM: o balanço da operação TDT em Alenquer - TVI

ANACOM: o balanço da operação TDT em Alenquer

Alenquer é primeira a receber TDT

Passagem da televisão analógica à digital foi «um sucesso», diz o regulador

A passagem da televisão analógica para a digital (TDT) iniciada a 12 de Maio, em Alenquer, foi «concluída com sucesso». Não há relatos de situações de privação do serviço de televisão de acesso não condicionado livre, como a RTP1, RTP2, SIC e TVI.

«Passados quatro dias do switch-off, é possível afirmar que o processo correu de forma positiva», refere o comunicado da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), citado pela Lusa.

Segundo o regulador, não se registaram quaisquer relatos de situações de privação do serviço de televisão de acesso não condicionado livre nem no posto de atendimento local disponibilizado pela ANACOM e Direcção-geral do Consumidor, nem na linha de atendimento ao público do regulador e nem na Câmara Municipal de Alenquer.

«A linha de atendimento da TDT registou um único caso de privação do serviço de televisão em sinal aberto. Assim sendo, pode dar-se por concluído com sucesso o processo de migração para a TDT na zona piloto de Alenquer».

A ANACOM sublinhou ainda que a forma como decorreu e culminou o processo em Alenquer «demonstra que a migração para a televisão digital terrestre pode acontecer de forma tranquila, sem sobressaltos, e sem que as populações deixem de ver televisão».

E lembra que a televisão digital não envolve o pagamento de quaisquer mensalidades, nem obriga à subscrição de serviços de televisão paga.

O regulador pede ainda aos cidadãos para que vão atempadamente procedendo à migração para a TDT nas habitações onde apenas visionem os canais RTP1, RTP2, SIC e TVI (RTP1 e RTP Açores ou RTP Madeira, nas respectivas regiões autónomas) e recebam o sinal de televisão através da tradicional antena no telhado.

«A forte aposta na informação de todos os cidadãos - através de sessões públicas de esclarecimento - na área de influência do retransmissor, o envolvimento activo do poder local, bem como de outros parceiros locais, e a monitorização fina do processo constituíram os três pilares em que assentou este primeiro processo de migração para a TDT».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE