Audiências: painel precisa de 2 meses para estabilizar - TVI

Audiências: painel precisa de 2 meses para estabilizar

Apresentação LG

Presidente da CAEM admite algumas falhas do sistema, alerta que tecnologia usada é nova e garante que dados «confirmam» informação que havia desde o início de fevereiro

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O presidente da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM), Luís Marques afirmou esta sexta-feira que o painel da GfK precisa de dois meses para estabilizar, de acordo com o caderno de encargos do concurso que a empresa venceu.

Luís Marques falava numa conferência de imprensa em Lisboa no âmbito do balanço da primeira semana de medição de audiências pela GfK, que tem sido alvo de críticas pela RTP e cuja administração enviou uma carta à CAEM, no qual deu 48 horas para responder.

Sobre a resposta à carta, Luís Marques disse que não falava «de troca de correspondência seja com quem for».

Já sobre o desempenho da GfK durante a primeira semana, disse que os dados «confirmam» a informação que havia desde o início de fevereiro.

O responsável admitiu algumas falhas do sistema, mas chamou a atenção que a tecnologia usada para fazer a audimetria é nova.

Luís Marques adiantou que a CAEM - que agora passa a ser proprietária dos dados fornecidos pela GfK, o que não acontecia anteriormente com a Marktest - «vai continuar a monitorizar a melhoria do painel, que precisa de dois meses para estabilizar», o que já constava no caderno de encargos.

O presidente da CAEM recordou que numa reunião dos associados da CAEM, a 27 de fevereiro, foi proposto um adiamento para a entrada em funcionamento das medições feitas pela Gfk para 2 de abril.

A direção da CAEM iniciou então negociações com a Marktest a fim de saber se esta poderia manter o serviço de medições de audiências até final de março, sendo que a GfK «não levantou qualquer tipo de reserva sobre o adiamento», disse Luís Marques.

Contactada a dona da Marktest, a Kantar «manifestou por carta que não estava em condições de manter o painel ativo depois de 1 de março», com qualidade.

A CAEM solicitou ainda à Marktest Audimetria se podia manter o painel por oito a 15 dias, mas esta respondeu «que não tinha autorização».

Assim, «por não termos alternativa, nem termos consequido adiar, e após consulta de todos os associados, o serviço entrou a 1 de março», disse Luís Marques.

Nesta mesma altura, a Kantar contactou diretamente os associados da CAEM - os operadores - para oferecer serviços de audimetria durante dois anos.

Luís Marques, que também é diretor-geral da SIC, recordou que o processo da medição das audições já é longo, tendo iniciado em 2010, quando da expiração do contrato da Marktest.

Na altura, os associados da CAEM aprovaram por unanimidade fazer um novo concurso, o qual foi ganho pela GfK.

Em abril de 2011, os membros da CAEM, incluindo RTP, SIC, TVI, Meo, Zon, agências, subscreveram por unanimidade a vitória da GfK no concurso.

E em 24 de fevereiro deste ano todos «validaram por unanimidade a entrada em funcionamento», num encontro onde as entidades estiveram representadas ao mais alto nível.
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