Autoeuropa: 2011 foi um dos «melhores últimos 10 anos» - TVI

Autoeuropa: 2011 foi um dos «melhores últimos 10 anos»

Fábrica admite que primeiro trimestre de 2012 será positivo mas é prudente quanto ao desfecho do ano. Empresa não pondera, para já, mexidas na produção mas crise poderá fazer desfeita

Relacionados
«2011 foi um dos melhores últimos 10 anos» da Autoeuropa. A fábrica de Palmela fechou o ano com vendas de 2.246 milhões, uma produção de 133.100 carros (uma subida de 31% face ao ano anterior) e exportou 98,9% do que produziu. E ainda vai manter os 25 dias de férias.

«Tivemos a sorte de os nossos principais mercados estarem em expansão», disse esta quarta-feira o director-geral da fábrica de Palmela, António de Melo Pires, apontando para o mercado da Alemanha e da China, que é já o segundo cliente da Autoeuropa. Passou de quinto para segundo lugar no espaço de apenas um ano.

Quanto ao primeiro trimestre de 2012, a estimativa é de que seja «um pouco melhor do que o ano passado», adiantou o responsável num evento organizado pela empresa para divulgar o balanço de 2011 e perspectivas para 2012, antes de ter avançado que vão contratar mais 20 colaboradores.

Ainda assim, fica o alerta «de que a crise está aí e, por isso, vamos ser cautelosos, até porque ninguém sabe o que vai acontecer». Os restantes trimestres e, sobretudo, o final do ano são uma «incógnita» e poderão obrigar a mais dias de paragem.

De qualquer modo, o responsável garantiu que a fábrica «não está a equacionar mexer na produção» para além do normal, embora admita que, ao longo do ano, ela possa sair afectada por causa da crise.

Para já, os mercados que mais preocupam a empresa são a Espanha, a França e a Itália, adiantou o director-geral da unidade da VW em Portugal, para depois reconhecer que a Alemanha também poderá vir a ser atingida pela maré de recessão que atormenta a Europa.

A fábrica reconheceu ainda que a factura de energia cresceu mais um milhão de euros em 2011, devido aos novos preços e à subida do IVA.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE