Automóvel: calotes ultrapassam os mil milhões - TVI

Automóvel: calotes ultrapassam os mil milhões

Oficina

Cobrança duvidosa atinge valor recorde. Concessionários e oficinas devem mais de 15 mil milhões à banca

Relacionados
A cobrança duvidosa de créditos bancários ao sector automóvel aumentou em Novembro para os 1.098 milhões de euros. Este valor representa uma subida de 29 milhões face a Outubro de 2010 e é nível mais alto de sempre.

Os dados são do Banco de Portugal (BdP) que mostram que, em Novembro, os bancos nacionais tinham 15,52 mil milhões de euros emprestados às empresas do sector automóvel, o que inclui o comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos.

O que é que isto quer dizer? Que 6,68% dos créditos bancários concedidos às empresas deste sector são de cobrança duvidosa.

Acima do sector automóvel está apenas a construção, com o crédito malparado a atingir os 2.097 milhões de euros, ou seja 8,43% do total de créditos neste grupo de actividade.

Questionado sobre estes números, o secretário-geral da ACAP ¿ Associação Automóvel de Portugal, disse à Agência Financeira que «não tem elementos para fazer uma análise específica» da situação.

«Há, realmente, dado à crise de 2009, conhecimento de que as empresas enfrentam cada vez mais problemas e o sector automóvel não é alheio a esta realidade», disse Hélder Pedro, acrescentando: «Sobretudo quando se trata de pequenas e médias empresas, como é o caso dos concessionários».

«No entanto, depois de 2009 ter sido o pior ano dos últimos 22 anos, as vendas em 2010 até recuperaram. Por isso não consigo explicar esses números agora revelados pelo Banco de Portugal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados