Aviação: movimento de passageiros em Portugal cai 3,8% - TVI

Aviação: movimento de passageiros em Portugal cai 3,8%

Crédito Virgin América

Recuo de movimentação de passageiros em Portugal durante o ano passado sofreu uma quebra menor do que no conjunto da União Europeia

Relacionados
O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses diminuiu 3,8 por cento em 2009, face a 2008, um recuo inferior ao verificado na União Europeia, que registou uma quebra de 5,7 por cento, anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

«No contexto da crise económica internacional, em 2009, a dinâmica do transporte aéreo ao nível europeu traduziu-se por uma quebra de 5,7 por cento, face ao ano anterior, no movimento de passageiros nos aeroportos da UE27», de acordo com o INE.

Nos aeroportos portugueses, acrescenta o instituto de estatísticas, «a evolução negativa foi menos acentuada, com um movimento de passageiros que se situou 3,8 por cento abaixo do volume de passageiros registado em 2008».

Pelo conjunto dos aeroportos da UE passaram, no ano passado, 757,9 milhões de passageiros, uma redução de 46 milhões face a 2008.

Número de passageiros movimentado ascende a quase 24 milhões

Em Portugal, o número de passageiros movimentados por via aérea ascendeu a 23,8 milhões em 2009, um número que compara com os 24,8 milhões movimentados no ano anterior.

«Enquanto o ano de 2008 se caracterizou ainda por um ligeiro incremento no número de passageiros movimentados, quer em Portugal quer na EU27, o ano de 2009, face ao ano antecedente, traduziu-se por uma contração na actividade aeroportuária, mais acentuada no conjunto dos países da UE27 comparativamente a Portugal», escreve o INE.

O instituto de estatísticas refere que em 2008 o número de passageiros transportados aumentou 2,8 por cento em Portugal e 0,4 por cento no conjunto da UE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE