Banca: crédito vai continuar a descer - TVI

Banca: crédito vai continuar a descer

Contas

Crédito em Espanha tem vindo a registar taxas negativas nos últimos anos

Relacionados
O crédito continuará a cair nos próximos meses, depois das taxas negativas que já se verificaram no último ano, no que toca ao financiamento bancário a famílias e empresas espanholas, segundo o Banco de Espanha.

A análise faz parte do Relatório de Estabilidade Financeira, o documento semestral do banco central espanhol divulgado em Madrid que aponta uma queda de 0,8 por cento no último ano no crédito concedido.

«Não se espera uma recuperação significativa nos próximos meses», refere o relatório que destaca a debilidade da economia e os problemas de financiamento das entidades.

O regulador destaca ainda como factor negativo o aumento do crédito malparado ¿ que se tinha desacelerado na segunda metade de 2010 e que voltou a registar «um ligeiro aumento» desde o início do ano.

Neste caso, como nos últimos anos, os sectores imobiliário e da construção voltam a ser os principais responsáveis pelos problemas no crédito mal parado, com a qualidade do crédito hipotecário a melhorar ligeiramente.

Estes problemas imobiliários afectam especialmente a «algumas caixas de aforro», entidades que acumularam «maiores desequilíbrios na fase em crescimento da economia espanhola» e que hoje estão num processo de reestruturação.

O relatório confirma ainda que as entidades financeiras registaram no ano passado um lucro conjunto de 16.734 milhões de euros, menos 9,9 por cento que em 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE