Banca deve ser taxada para combater futuras crises? - TVI

Banca deve ser taxada para combater futuras crises?

Euro

Presidente da APB concorda com aplicação de taxa à banca para fundo de prevenção. E o leitor?

Relacionados
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, disse esta segunda-feira, em Bruxelas, que a aplicação de uma taxa à banca para custear o combate a futuras crises económico-financeiras será uma medida «muito positiva».

António de Sousa sublinhou que «deve existir um resolution fund, um fundo para resolver situações deste género».

E o leitor? Concorda com esta taxa à banca?

«A [questão] é como é que funciona esse fundo, e como é que esse fundo europeu se articula com os nacionais. E, obviamente, terão que ser os bancos a pagar esse fundo, disso não há dúvida nenhuma».

O ex-governador do Banco de Portugal referiu ainda que quem paga são as instituições, que estão protegidas e têm sistemas de cobertura, Tudo parte do mesmo modelo de negócio.

António de Sousa falava aos jornalistas à saída de uma reunião com o comissário europeu para o Mercado Interno, Michel Barnier.

Na reunião estiveram ainda presentes os presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, e do BPI, Fernando Ulrich.

Sobre o encontro, António de Sousa disse ter servido para «tratar das medidas, quer as que estão em estudo, quer as que já estão em consulta pública quer as que estão numa fase anterior, sobre a supervisão financeira na Europa».

«Uma das coisas que nos preocupa é que as regras que venham a ser adoptadas sejam viáveis, eficientes e eficazes num país onde os bancos emprestam fundamentalmente a pequenas e médias empresas», especificou António de Sousa.

E o leitor? Concorda com esta solução para prevenir crises futuras?
Continue a ler esta notícia

Relacionados