Banca espanhola pede recorde ao BCE - TVI

Banca espanhola pede recorde ao BCE

Banca

Financiamento está sete vezes acima do solicitado há um ano e é o mais alto desde 1999

Relacionados
Os pedidos de financiamento dos bancos espanhóis ao BCE alcançaram em julho os 402.185 milhões de euros, sete vezes mais que há um ano e o valor mais elevado desde 1999, altura em que as estatísticas começaram a ser divulgadas pelo Banco de Espanha.

A informação divulgada esta terça-feira confirma que os bancos espanhóis aumentaram em 11,3%, entre junho e julho, o valor total de financiamento solicitado ao BCE.

Há um ano a dívida líquida da banca espanhola ao BCE era de 52.053 milhões de euros.

Em sentido inverso, comportaram-se os depósitos dos bancos espanhóis no BCE que caíram de 27.792 em junho para 26.636 milhões de euros em julho, cita a Lusa.

No entanto, esse valor é ainda assim cinco vezes mais do que o que estava depositado em julho de 2011, cerca de 5.100 milhões de euros.

Os pedidos da banca espanhola ao BCE representam 32% do total que as entidades financeiras europeias têm pedidos ao banco central, valor que ascendia em julho a 1,23 biliões de euros.

Assim, os pedidos da banca espanhola são três vezes mais do que o peso que a banca espanhola tem no conjunto do sistema financeiro europeu (apenas 10%), medido em função de ativos e passivos.

Os pedidos espanhóis ao BCE tinham vindo a cair desde o verão de 2010 até maio do ano passado, mas essa tendência inverteu-se e os empréstimos voltaram a crescer numa tendência que se agravou nos últimos meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados