Bancos lucram 4,5 milhões por dia mas pagam pouco de impostos - TVI

Bancos lucram 4,5 milhões por dia mas pagam pouco de impostos

BES, BCP, BPI e Santander Totta obtiveram, nos primeiros seis meses deste ano, lucros de 792,1 milhões de euros. Mas pagam impostos como se lucrassem muito menos

Relacionados
Os quatro maiores bancos privados portugueses, BES, BCP, BPI e Santander Totta, obtiveram, no primeiro semestre deste ano, lucros de 792,1 milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 4,1 por cento, ou seja, lucraram 4,5 milhões de euros por dia.

O BES ultrapassou o Santander Totta como o banco mais lucrativo entre Janeiro e Junho, apresentando lucros de 282,2 milhões de euros. Já o banco liderado por Nuno Amado viu os seus lucros descerem 11%, o que perfaz um resultado líquido de 247,2 milhões de euros.

Em terceiro lugar mantém-se o Millennium BCP, com lucros de 163,2 milhões de euros, enquanto que o Banco BPI fecha a lista com um resultado líquido de 99,5 milhões de euros.

A média combinada do resultado líquido dos maiores bancos privados fixou-se em 198 milhões de euros por instituição nos primeiros seis meses do ano, contra os 190 milhões de euros do mesmo período de 2009.

Bancos só pagam 4,3% de imposto

Os lucros da banca aumentam, mas o reflexo nos cofres do Estado é pouco ou nenhum.

De acordo com as contas do «Correio da Manhã», os impostos pagos por BCP, BES, BPI e Santander Totta, no seu conjunto, ficaram-se pelos 98,6 milhões de euros.

Se olharmos apenas para o ano de 2009, a banca, na sua totalidade, teve lucros de 1.725 milhões de euros mas pagou 74 milhões em impostos sobre esse resultado líquido. É uma taxa efectiva de 4,3% sobre os lucros. Isto porque vários milhões devidos ao Estado são diferidos, ou seja, podem ser «recuperados no futuro se forem gerados lucros suficientes», o que tem acontecido.

Resultados semestrais:

- BES: lucro subiu 14,6% para 282,2 milhões de euros;

- Santander Totta: lucro desceu 11% para 247,2 milhões de euros;

- BCP: lucro cresceu 10,7% para 163,2 milhões de euros;

- BPI: lucro avançou 11,8% para 99,5 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados