Bancos portugueses conhecem hoje avaliação europeia - TVI

Bancos portugueses conhecem hoje avaliação europeia

Banqueiros CGD, BES, BPI, BCP e Santander

Troika já considerou sólida a abordagem portuguesa para a recapitalização da banca

Relacionados
A Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês) vai divulgar esta quinta-feira, às 17h00 de Lisboa, os resultados do exercício de recapitalização da banca, que incluem os maiores bancos nacionais.

O Banco de Portugal também vai participar na divulgação dos resultados agregados finais do exercício de reforço dos níveis de capital dos bancos, divulgando os números pela mesma hora.

Segundo comunicado da EBA, os bancos vão publicar os respectivos resultados individuais nas suas próprias páginas pela mesma hora.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou no final de Novembro que a missão da troika, que esteve em Lisboa para a segunda avaliação do programa acordado com Portugal, considerou sólida a abordagem portuguesa para a recapitalização da banca.

«A missão considerou que a abordagem portuguesa à recapitalização reflete um sólido equilíbrio entre a estabilidade do sistema financeiro e a salvaguarda dos interesses dos contribuintes», afirmou Vítor Gaspar.

A 26 de Outubro, os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) aprovaram a data de 30 de Junho de 2012 como o prazo limite para os bancos europeus atingirem um rácio de solidez financeira de 9 por cento. Em Portugal essa meta terá de ser atingida, no entanto, no final deste ano em resultado do acordo de ajuda externa com a troika.

Face às decisões dos líderes europeus de 26 de Outubro, no mesmo dia, a EBA veio dizer que os bancos portugueses precisam de se capitalizar em 7.804 milhões de euros para atingir o novo rácio de capital de 9 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos