Banqueiros querem mais tempo para devolver dinheiro público - TVI

Banqueiros querem mais tempo para devolver dinheiro público

Dinheiro

Alargamento do prazo defendido no caso de ao bancos recorrerem ao fundo de recapitalização

Relacionados
Os presidentes dos bancos BPI, Santander Totta e Banif defenderam esta quarta-feira o alargamento para cinco anos do prazo de recompra da participação do Estado, em caso de recurso dos bancos ao fundo de recapitalização.

«Acredito no que as pessoas dizem, e a versão final aprovada poderá ser diferente, disse o presidente do BPI, Fernando Ulrich, à margem de uma conferência da revista Exame em Lisboa.

Mais explícito foi o presidente do Santander Totta, Nuno Amado, que afirmou que se o diploma final ficasse em apenas três anos, «o período para os bancos pagarem o capital do Estado seria curto», pelo que «o alargamento do prazo é muito desejável».

A mesma posição foi tomada pelo presidente do Banif, Joaquim Marques dos Santos: «Não prevejo que em três anos haja possibilidade de recuperação total para recomprar o capital do Estado».

A proposta de lei para a recapitalização da banca foi aprovada na generalidade pela Assembleia da República na terça-feira.

O diploma regulamenta o recurso dos bancos a um fundo de capitalização de 12 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse que a proposta «salvaguarda o dinheiro dos contribuintes», e mostrou-se disponível para fazer alterações ao diploma na especialidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados