BBVA fecha 2010 com lucros recorde - TVI

BBVA fecha 2010 com lucros recorde

BBVA

Grupo espanhol registou resultado de 4.600 milhões de euros

Relacionados
O BBVA alcançou lucros recorde no ano passado. A subida de 9,4% face ao ano anterior para 4.606 milhões de euros foi suficiente para atingir um novo máximo histórico.

A margem bruta aumentou 1,2% para 20.910 milhões de euros, enquanto que a margem líquida desceu 3% para os 11.942 milhões de euros, segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira, citado pela Lusa.

O BBVA releva, no documento, que o resultado foi conseguido devido à «adequada diversificação geográfica e de negócios» do grupo, que obteve nos continentes americano e asiático quase 59% dos seus resultados.

«Estes factores permitiram manter um elevado nível de continuidade nas receitas, a que se somou uma estratégia de antecipação no investimento e no saneamento».

O banco terminou o último ano com um nível de crédito malparado de 4,1% (menos duas décimas) com o «core capital» a subir de 8% para 9,6%, acima dos níveis impostos pelos acordos de Basileia III.

No final do ano, o risco com o sector imobiliário em Espanha ascendia a 16.608 milhões de euros (8% do crédito a clientes em Espanha), dos quais 3.543 milhões de euros eram «duvidosos».

Os depósitos dos clientes representam 49,9% do balanço total, com o rácio depósitos/créditos a aumentar de 73,9% para 79,2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE