BCP assume perdas de mais 63 milhões com dívida grega - TVI

BCP assume perdas de mais 63 milhões com dívida grega

BCP

Banco revê resultados de 2011 e perdas saltam para 849 milhões de euros

O BCP assumiu perdas adicionais de 63 milhões de euros com a dívida grega que detinha, face ao que tinha sido já reportado.

Em comunicado, o banco atualiza a apresentação de resultados publicada a 3 de fevereiro, relativa a 2011, e revela um «reforço adicional da imparidade para a dívida pública grega» face ao que havia sido reportado na altura.

Um reforço resultante do acordo entretanto atingido entre a Grécia e os credores privados e que se traduz numa «perda adicional de 63 milhões de euros após impostos» para o BCP.

Como consequência, o resultado negativo do BCP em 2011 é também revisto, e passa dos 786 para os 849 milhões de euros de prejuízo. As perdas reconhecidas com a dívida grega saltam assim dos 346 para os 409 milhões de euros.

Os efeitos desta revisão chegam também ao rácio de capital core tier 1, que acaba por ficar nos 9,3% no fim de 2011, acima da meta de 9% exigida pelo Banco de Portugal para a data.

Antes do BCP, também o BPI reviu os resultados do ano passado, em 81 milhões de euros. A CGD também terá de rever, uma vez que também era detentora de dívida grega. O BES tinha já alienado todos os títulos de dívida grega que detinha à data do acordo.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE