BCP cumprirá rácio de 9% sem precisar de aumento de capital - TVI

BCP cumprirá rácio de 9% sem precisar de aumento de capital

BCP

«Troika» começou esta semana a inspeccionar activos dos oito maiores bancos portugueses para avaliar riscos associados aos empréstimos

Relacionados
O BCP deverá conseguir alcançar o rácio «core tier 1» de 9 por cento exigido pela «troika» à banca portuguesa em Dezembro, afirmou o seu presidente, Santos Ferreira, assegurando que o banco não prevê fazer um novo aumento de capital.

«Não temos neste momento previsto nenhum aumento de capital. O que anunciámos que íamos fazer, é o que vamos fazer. Fizemos um aumento de capital [concluído em Junho], estamos neste momento a dispor dos activos e teremos, se tudo correr normalmente, os 9 por cento que são requeridos no final deste ano», afirmou à agência Lusa o presidente do Millennium BCP.

Questionado sobre a necessidade de um possível alargamento dos prazos definidos pela «troika» no que toca ao reforço dos rácios de capital dos bancos portugueses, inclusive, caso necessitem de tomar medidas adicionais, como defendeu recentemente o presidente do BES, Ricardo Salgado, o presidente do BCP concordou que a inspecção que está actualmente a ser feita às oito maiores instituições financeiras portuguesas dificultará um processo desse género dentro dos «timings» exigidos.

«Se houver necessidade de algum banco fazer um aumento de capital, é óbvio que o decorrer desta acção dificulta esse aumento de capital. Porque qualquer aumento de capital implica uma «due diligence» e com uma inspecção destas a decorrer é francamente mais difícil [cumprir o prazo]», considerou Santos Ferreira.

A «troika» começou esta semana a inspeccionar os activos dos oito maiores bancos portugueses para avaliar os riscos associados aos empréstimos, uma missão que deve estar concluída a 15 de Novembro.

Uma das medidas definidas por altura do estabelecimento do acordo que permitiu a assistência financeira internacional a Portugal foi a exigência que os bancos portugueses atinjam «rácios capital» core tier 1 de nove por cento já este ano, e dez por cento no final de 2012.
Continue a ler esta notícia

Relacionados