BES foi às compras em Espanha: Gespastor e Pastor Vida - TVI

BES foi às compras em Espanha: Gespastor e Pastor Vida

BES

Transacção integra-se na estratégia de crescimento da actividade de gestão de activos do Grupo

Relacionados
O BES chegou a acordo com vista à aquisição da Gespastor, uma sociedade gestora de instituições de investimento colectivo anteriormente detida pelo Banco Pastor. A compra será feita por 25,7 milhões de euros.

«O Banco Espírito Santo informa que a ESAF - Espírito Santo Activos Financieros S.A., através da Espírito Santo Gestión, SGIIC, SA celebrou, no dia 05 de Agosto, um contrato de compra ao Banco Pastor da totalidade do capital social da Gespastor SGIIC, S.A., uma sociedade gestora de instituições de investimento colectivo, pelo preço de 25,750 milhões de euros», refere o banco português em comunicado.

A ES Gestión é detida pela ESAF Espanha, sociedade do Grupo Banco Espírito Santo.

Metade deste valor será pago «na data de fecho da transacção e o remanescente no prazo de dois anos».

A compra será acompanhada de um acordo de comercialização exclusiva com o Banco Pastor pelo prazo inicial de 7 anos.

Com a aquisição da Gespastor, a ES Gestion passa a gerir mais de 2.800 milhões de euros.

O banco acrescenta que «a concretização desta transacção integra-se na estratégia de crescimento da actividade de gestão de activos do Grupo Banco Espírito Santo que, em Espanha, desenvolve a sua actividade através da ESAF Espanha com duas sociedades: ES Gestión e ES Pensiones que, em conjunto, gerem 1 550 milhões de euros de activos sob gestão».

A operação está ainda sujeita a autorização das autoridades competentes.

Compras também na área dos seguros

Também esta sexta-feira, o grupo comunicou que a Tranquilidade adquiriu 50% da Pastor Vida.

A seguradora do Grupo Espírito fechou uma parceria com o Banco Pastor, em Espanha que passa pela aquisição de metade da seguradora espanhola por um valor que pode ir além dos 100 milhões de euros. O negócio prevê uma parte fixa de 64 milhões de euros e outra variável que pode chegar aos 38 milhões de euros, dependendo do cumprimento de objectivos comerciais.

A Tranquilidade assume o controlo de gestão da empresa e fará os pagamentos por fases, até 2019.

Mais uma vez, o grupo português diz que a operação «integra-se na estratégia de crescimento e internacionalização da Tranquilidade». A escolha de Espanha deve-se ao facto de ser um país «onde a distribuição bancária de seguros e de fundos de investimento tem grande significado».

Ambição antiga concretizada

O presidente do BES, Ricardo Salgado, lembrou, em declarações à Lusa, que as compras concretizam uma ambição antiga do grupo BES de se expandir em Espanha.

«Expandir para Espanha é uma ambição de longa data do BES mas não houve oportunidade de o fazer em boas condições no passado», disse. Um problema agora ultrapassado depois de o BES e o Banco Pastor terem «descoberto complementaridades que podem potenciar o desenvolvimento dos dois grupos».

Com a aquisição do Gespastor, o BES vai «aumentar a profundidade da acção na gestão de activos financeiros», já que o Banco Pastor tem em Espanha uma rede bancária de 600 sucursais.

Na área dos seguros, Ricardo Salgado acredita que a compra de 50% da Pastor Vida, através da Tranquilidade, além de «alargar a acção» do BES em Espanha, na área dos seguros, também «reforça a actividade seguradora do Grupo Pastor, o que é um factor de complementaridade para o grupo».



«O Grupo Pastor e o grupo BES pretendem manter a sua independência como grupos bancários e financeiros mas isso não impede que se encontre formas de colaboração para potenciar sinergias e complementaridades», concluiu Ricardo Salgado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados