BPN: fechar o banco custaria 3 vezes mais ao Estado - TVI

BPN: fechar o banco custaria 3 vezes mais ao Estado

BPN

Caso o Governo tivesse optado pelo encerramento do BPN os prejuízos chegariam a pelo menos 1,5 mil milhões de euros, diz Maria Luísa Albuquerque

A liquidação do BPN custaria ao Estado, pelo menos, três vezes mais do que a venda do banco ao BIC, nota o «Diário Económico», esta quarta-feira.

Segundo estimativas da Caixa Geral de Depósitos, caso o Governo tivesse optado pelo encerramento do BPN os prejuízos chegariam a pelo menos 1,5 mil milhões de euros.

Este valor compara com os 550 milhões de euros de reforço dos capitais do banco que foram injectados por decisão do actual Governo.

«A escolha era entre vender ao único proponente que apresentou uma proposta credível [o BIC] ou liquidar o BPN, o que custaria três vezes mais», disse a secretária de Estado do Tesouro em declarações ao jornal.

«Perdiam-se 1.580 postos de trabalho e o Estado teria custos sociais com estes funcionários; duas garantias cedidas pela CGD ao BPN no valor de 1,4 mil milhões de euros passariam a ter um impacto directo no défice deste ano; para além dos custos reputacionais», acrescentou Maria Luísa Albuquerque.

Note-se que, ainda para a decisão, pesou a decisão do Governo quanto à limitação de 100 mil euros imposta pelo Fundo de Garantia dos Depósitos em caso de liquidação do banco.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE