BPN: prazo termina. Quem está na corrida? - TVI

BPN: prazo termina. Quem está na corrida?

BIC e Montepio são os únicos interessados

Relacionados
O Montepio Geral vai decidir na quarta-feira, o último dia em que os interessados poderão oficializar as suas propostas de compra do BPN, se participará na corrida ao banco nacionalizado em 2008, adiantou à Lusa o presidente Tomás Correia.

De fora do negócio ficam o Banco do Brasil, o banco Rural e a Geocapital, a holding ligada ao empresário Stanley Ho. Ainda ponderaram avançar com uma proposta de compra, mas acabaram por recuar.

Já com o Montepio a situação é diferente: o banco «tem vindo a acompanhar o negócio BPN. É uma matéria sobre a qual nós nos vamos debruçar justamente amanhã [quarta-feira], no fim do dia, e decidir se há, ou não, condições e oportunidade para que o Montepio possa fazer alguma proposta no âmbito daquilo que se chama o processo de venda do BPN. De momento, não sei o que é que vamos decidir. Não é uma coisa que esteja só na minha mão», avançou António Tomás Correia.

O banqueiro explicou que, na sua opinião, o Montepio não deverá avançar para a compra da totalidade do BPN, mas sim analisar o eventual interesse em alguns activos do banco que está sob a gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) desde que foi nacionalizado no final de 2008, no auge da crise provocada pela falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers.

Além dos angolanos do Banco BIC, que já oficializaram que vão concretizar uma proposta para adquirirem o BPN, pela voz do seu presidente, Fernando Teles, em declarações ao semanário angolano «O País», a imprensa económica portuguesa vinha falando do interesse dos brasileiros Banco Rural e Banco do Brasil, bem como da Geocapital, mas acabaram por desistir.

Na semana passada, o ministro das Finanças mostrou-se convicto de que deverão aparecer «várias ofertas» de compra do banco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE