Brisa fecha 2011 com prejuízos de 82 milhões - TVI

Brisa fecha 2011 com prejuízos de 82 milhões

Scut

Resultado compara com lucros de 778,5 milhões de euros no ano anterior

Relacionados
A Brisa fechou 2011 com prejuízos de 82 milhões de euros, que compara com lucros de 778,5 milhões de euros no ano anterior, o que resultou da consolidação da Concessão Douro Litoral.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Brisa explicou que os custos financeiros e resultados líquidos sofreram um impacto negativo de 219 milhões de euros pela Concessão Douro Litoral, que a empresa liderada por Vasco de Mello consolidou integralmente em 2011.

No último ano, o crescimento de 53 por cento das receitas de serviços rodoviários, com a venda de equipamento eletrónico, para 102 milhões de euros, compensou a descida nas receitas de portagens, que registou uma queda de cinco por cento, menos 29,6 milhões de euros do que no ano anterior.

Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registou uma queda de 3,1 por cento para 374,5 milhões de euros.

A Brisa reduziu o número de efetivos em dez por cento em 2011, ano em que a taxa de penetração das portagens automáticas (programa e-toll lançado em 2010) subiu de 64 para 76 por cento, o que conduziu a um decréscimo nos custos operacionais de seis por cento, para 211,1 milhões de euros.

As receitas operacionais consolidadas registaram uma queda de 0,5 por cento, para 670,2 milhões de euros, em grande parte motivado pela quebra de receitas de portagem, sendo que todas as concessões domésticas registaram um decréscimo devido à recessão económica combinado com elevados preços de combustíveis.

[Notícia atualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados