Bruxelas contraria Alemanha e quer dar mais poderes ao BCE - TVI

Bruxelas contraria Alemanha e quer dar mais poderes ao BCE

Mario Draghi, BCE (Reuters)

Comissão Europeia quer que banco central tenha a «última palavra» na supervisão de todas as entidades financeiras da zona euro

Relacionados
A Comissão Europeia defendeu esta segunda-feira a necessidade de o Banco Central Europeu (BCE) ter a «última palavra» na supervisão de todas as entidades financeiras da zona euro, uma opinião que vai contra a Alemanha.

«Apostamos numa proposta ambiciosa (...) e portanto acreditamos que o BCE deve ter um papel central na supervisão de todos os bancos da zona euro», afirmou o porta-voz comunitário Stefaan De Rynck, quando questionado sobre os últimos comentários do ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

A Alemanha já disse considerar que o BCE deveria centrar-se só nos bancos mais representativos.

Stefaan De Rynck, que não se quis referir em detalhe aos comentários de Schäuble, insistiu, no entanto, que a Comissão Europeia vai propor que o BCE seja a «última autoridade» no que se refere ao controlo da estabilidade financeira, a viabilidade das instituições e os seus riscos.

«Claro que não vamos propôr que o BCE faça tudo sozinho», explicou o porta-voz, sublinhando que os supervisores nacionais terão um «papel importante», principalmente no controlo do dia a dia dos bancos.

A Comissão Europeia prevê dar a conhecer oficialmente a sua proposta para criar uma união bancária na Europa no próximo dia 12, com o objetivo de que os Estados membros a discutam nos próximos meses e possa estar aprovada antes do fim do ano.

Até agora, a Alemanha tem-se mostrado reticente quanto à questão de o BCE se ocupar da supervisão de cerca de 6.000 bancos na zona euro e defende que se centre só em controlar as entidades financeiras com risco sistémico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE