Camionistas: virá aí nova greve? - TVI

Camionistas: virá aí nova greve?

Agência Financeira

Decisão sobre que atitude tomar contra o Governo será tomada hoje

Relacionados
Duas associações que representam os camionistas reúnem-se este sábado, na Batalha, para decidir que atitude a tomar face à falta de respostas do Governo às suas reivindicações, nomeadamente a criação de gasóleo profissional.

A reunião foi convocada pelas associações Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), com 500 empresas, e de Transportadores de Terras, Inertes, Madeiras e Afins (ATTIMA), que representa 100 transportadores.

Em declarações à Lusa, o presidente da ANTP, Artur Mota, não quis antecipar a conclusão da reunião, mas assegurou que a associação está a ser pressionada pelos associados para tomar uma atitude.

«Não sei o que vamos decidir. Estamos a ser pressionados pelos diversos transportadores a nível nacional para tomar uma atitude».

Na ordem de trabalhos do encontro estarão, entre outros temas, «as medidas para subsistir na actividade», a legislação laboral no sector, bem como a criação de gasóleo profissional e a concessão de descontos nas portagens das autoestradas, disse o presidente da ANTP.

Artur Mota esclareceu que o Governo já informou a associação, criada na sequência do bloqueio de 2008, que não seria criado um gasóleo profissional, nem concedidos descontos nas portagens das autoestradas.

«Tivemos a resposta na quinta-feira, que foi negativa», disse, acrescentando que o Ministério dos Transportes «transmitiu o problema» ao Ministério das Finanças.

O bloqueio de 2008, que paralisou as principais estradas portuguesas e deixou os supermercados com as prateleiras vazias e os postos de abastecimento secos, teve origem numa reunião de camionistas na Batalha para protestar contra a subida do preço do gasóleo.

Note-se que também a Frente Comum vai estar hoje reunida para decidir novas formas de luta contra os cortes salariais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos