A maioria das empresas, incluindo as do sector da banca, vai dar o feriado de Carnaval aos seus funcionários e apenas a Vodafone Portugal disse que manterá «o normal funcionamento» nessa data.

Das empresas contactadas - de vários sectores - nove confirmaram que iriam dar tolerância de ponto, uma vez que segundo as respectivas fontes oficiais está previsto no Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) que o dia de Carnaval é um feriado.

A REN, Jerónimo Martins, BES, BCP, Banif, Santander Totta, Novabase, Zon Multimédia e Microsoft vão dar tolerância de ponto na terça-feira.

Isto apesar de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter anunciado a 3 de Fevereiro que este ano o Governo não iria dar tolerância de ponto por altura da festividade.

«A Zon vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, devendo ser assegurado o normal funcionamento dos serviços que não possam encerrar», garantiu fonte da operadora liderada por Rodrigo Costa.

Também a Novabase vai conceder tolerância de ponto dia 21 aos seus colaboradores. «No entanto, esta medida não se aplica a colaboradores a prestar serviços em clientes que continuem em laboração», adiantou fonte da tecnológica portuguesa.

Também o BPI deverá ter os balcões encerrados nesse dia, seguindo a tendência das restantes instituições do sector, mas até ao momento o banco ainda não confirmou.

Em relação à Caixa Geral de Depósitos (CGD), fonte oficial adiantou que não foi ainda tomada uma decisão.

Na Altri e na Cofina, fontes oficiais das duas empresas disseram que não foram ainda tomadas decisões sobre o assunto. A única empresa que disse que iria continuar a funcionar normalmente foi a Vodafone Portugal.

A Sonae, Optimus e a Portugal Telecom também foram contactadas mas, até ao momento, ainda não responderam.