Carros: portugueses compram mais usados? - TVI

Carros: portugueses compram mais usados?

Tendência mudou. «Clientes sabem muito bem o que querem. Já não há a compra por instinto»

O mercado de automóveis novos está praticamente estagnado. As vendas caíram 0,4%, tendo o segmento de veículos ligeiros de passageiros recuperado ligeiramente: as vendas subiram 1,3% em março face ao mesmo mês de 2012, de acordo com os dados da ACAP.

Mas, estarão os portugueses a optar por carros usados?

«O mercado também caiu um pouco. As vendas sofreram quebras de 10% a 20% no global em 2012», disse à TVI Nuno Silva, responsável do Consilcar, acrescentado que, «para este ano, a estimativa é que esta tendência se mantenha».

A grande dificuldade é que, quando não há automóveis novos a serem vendidos, a variedade dos usados também diminui. Por isso, «cada carro é considerado uma peça única».

Mas não foi apenas o mercado que se alterou. O perfil do cliente também se adaptou à nova realidade, sujeita à crise.

«Os clientes sabem o que querem. Se há uns anos, as pessoas procuravam automóveis de gama alta, mesmo que fossem um pouco mais caros, a verdade é que agora querem carros mais económicos, baratos e duráveis», disse Cristina Lima, da ASL Automóveis.

«Já não há as compras por instinto. Agora, as pessoas pensam muito bem antes de comprarem um automóvel», sublinhou Nuno Silva.

O preço, idade, consumo e, especialmente, o Imposto Único de Circulação (IUC) são dados relevantes na hora de escolher.

Aliás, Nuno Silva faz uma boa comparação: «Para as famílias, o IUC é para os automóveis como o IMI para as casas. Uma despesa que vão ter nos próximos anos».
Continue a ler esta notícia