O mercado de automóveis novos está praticamente estagnado. As vendas caíram 0,4%, tendo o segmento de veículos ligeiros de passageiros recuperado ligeiramente: as vendas subiram 1,3% em março face ao mesmo mês de 2012, de acordo com os dados da ACAP.
Mas, estarão os portugueses a optar por carros usados?
«O mercado também caiu um pouco. As vendas sofreram quebras de 10% a 20% no global em 2012», disse à TVI Nuno Silva, responsável do Consilcar, acrescentado que, «para este ano, a estimativa é que esta tendência se mantenha».
A grande dificuldade é que, quando não há automóveis novos a serem vendidos, a variedade dos usados também diminui. Por isso, «cada carro é considerado uma peça única».
Mas não foi apenas o mercado que se alterou. O perfil do cliente também se adaptou à nova realidade, sujeita à crise.
«Os clientes sabem o que querem. Se há uns anos, as pessoas procuravam automóveis de gama alta, mesmo que fossem um pouco mais caros, a verdade é que agora querem carros mais económicos, baratos e duráveis», disse Cristina Lima, da ASL Automóveis.
«Já não há as compras por instinto. Agora, as pessoas pensam muito bem antes de comprarem um automóvel», sublinhou Nuno Silva.
O preço, idade, consumo e, especialmente, o Imposto Único de Circulação (IUC) são dados relevantes na hora de escolher.
Aliás, Nuno Silva faz uma boa comparação: «Para as famílias, o IUC é para os automóveis como o IMI para as casas. Uma despesa que vão ter nos próximos anos».
Carros: portugueses compram mais usados?
- Ana Rita Leça
- 2 abr 2013, 21:15
Tendência mudou. «Clientes sabem muito bem o que querem. Já não há a compra por instinto»
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