Carros: vamos ter rede eléctrica em parceria com Espanha - TVI

Carros: vamos ter rede eléctrica em parceria com Espanha

Teresa Ponce de Leão

EDP e CML já acertaram potenciais localizações

Portugal vai ter uma rede para alimentar os automóveis eléctricos nos próximos anos. Um projecto que vai ser desenvolvido pelo LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) e pelo INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), em parceria com Espanha, revelou a presidente do Laboratório à Agência Financeira.

Esta rede pode ainda incluir empresas como a EDP, a Efacec e alguns fabricantes de baterias. Já há localizações pensadas e os resultados podem ser visíveis dentro de cerca de quatro anos.

Potencial eólico português está praticamente esgotado

«A equipa ainda não está montada, mas o objectivo é desenvolver uma rede de alimentação no país para os carros eléctricos, garantindo que tem autonomia para o seu funcionamento», afirmou Teresa Ponce de Leão, sublinhando que esta terá de ser pensada em função da eficiência. «As baterias têm de ser carregadas fundamentalmente durante a noite quando a energia é mais barata. Nós queremos optimizar o carregamento dessas baterias».

Resultados dentro de alguns anos

A responsável do laboratório, que sucedeu à extinção do INETTI, explicou ainda à AF que Portugal e Espanha têm uma estratégia conjunta para este objectivo, que resultou da 24ª cimeira luso-espanhola, que se realizou em Zamora, no passado mês de Janeiro. «A lógica é partilhar conhecimento e somar. Tudo o que for feito vai servir como mais-valia para assegurar o que se produz».

Neste momento, Portugal ainda se encontra em processo de candidatura nacional. Teresa Ponce de Leão está confiante que o projecto vai avançar.

São precisos 100 milhões para cada projecto de geotermia

«O Governo português quer este projecto, aliás é uma obrigação se queremos estar na vanguarda». Aliás, pensa começar a ter resultados visíveis dentro de quatro a cinco anos. «Hão-de surgir experiências pontuais muito rapidamente. A EDP e a Câmara Municipal de Lisboa já têm potenciais localizações para alimentar a frota camarária», avançou.

Governo deverá decidir sobre candidatura até ao Verão

A responsável do LNEG acredita que estão em vantagem por serem «muito especializados» na área e que desconhece outras candidaturas. «Não vale a pena andar a replicar conhecimento, mais vale somar».

A aguardar alguns ajustes, o LNEG conta apresentar a sua candidatura brevemente e uma aprovação igualmente rápida. «A decisão do Governo deverá surgir até ao Verão».

No que toca ao papel do LNEG neste projecto, a sua intervenção vai ser «mais ao nível do controlo da gestão de carga e descarga das baterias e das características das mesmas», ou seja, controlo, soluções e logística. Os postos de carregamento «terão que estar ligados aos gestores das redes eléctricas. Vamos melhorar a localização dos postos face as necessidades dos próprios carros», realçou a presidente do laboratório, que funciona como «braço técnico» do Ministério da Economia.

De acordo com a mesma fonte, este é uma iniciativa «muito inovadora e ambiciosa» e está em linha com o que se fala na União Europeia.

Recorde-se que, no âmbito da reunião em Zamora, Portugal e Espanha acordaram a criação de um centro de investigação conjunta para a eficiência energética e para as renováveis, onde se insere esta estratégia. O centro fica sediado na Andaluzia e é dirigido por um português.
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