CGD lança nova seguradora especializada em poupança - TVI

CGD lança nova seguradora especializada em poupança

Caixa Poupança é especializada em seguros de poupança e capitalização

A Caixa Seguros, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vai lançar nos próximos dias uma nova seguradora, a Caixa Poupança, especializada em seguros de poupança e capitalização, confirmou a Lusa junto de fonte oficial do banco público.

«A Caixa Seguros está prestes a lançar no mercado uma nova seguradora, a Caixa Poupança, que será detida a 100% pela Caixa Seguros», revelou à agência Lusa uma fonte próxima do processo.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da CGD confirmou que está a ser preparado o lançamento da nova seguradora, escusando-se a avançar, para já, com mais detalhes sobre a Caixa Poupança.

Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada por razões profissionais, «a nova seguradora estará vocacionada para operações de bancassurance
A Caixa Poupança vai assegurar a gestão dos atuais contratos que tenham sido subscritos pelos clientes da CGD através dos balcões do banco estatal, revelou a mesma fonte.

«Além dos benefícios decorrentes da maior especialização, esta iniciativa destina-se igualmente a facilitar a tomada de decisões relativas ao anunciado processo de alienação da área seguradora do Grupo CGD, mantendo o banco público a ligação à nova seguradora», acrescentou.

Desta forma, segundo esta fonte, «a CGD vai ter todas as condições para acompanhar as aplicações dos seus clientes e coordenar os diferentes instrumentos de gestão das suas poupanças».

Já foi solicitada ao Instituto de Seguros de Portugal (ISP) a luz verde para a constituição de uma nova companhia para operar no ramo Vida, bem como para a transferência para a mesma de uma carteira de seguros (detida pela Fidelidade) relativa a contratos do ramo Vida que tenham sido subscritos pelos clientes da CGD, através da sua rede de balcões.

O supervisor do setor segurador português irá, de acordo com a legislação aplicável, proceder à consulta dos respetivos segurados, que terão a garantia de que as condições contratuais existentes serão mantidas na íntegra após a transferência das suas aplicações para a Caixa Poupança.

«Em termos operacionais e das equipas comerciais e de gestão, não haverá modificações relevantes, mantendo-se como ponto de contacto fundamental dos clientes a sua agência da CGD», concluiu a referida fonte.

A Caixa Seguros e Saúde (CSS) é detida integralmente pela CGD e, desde que foi concretizada a fusão entre a Fidelidade Mundial e a Império Bonança, tem por base a seguradora universal Fidelidade.

Depois, há um conjunto de seguradoras especializadas, como a Multicare (seguros de saúde), a Via Directa (OK Teleseguros), a seguradora com base no canal telefónico e na internet, a Cares (seguros de assistência) e a CPR (companhia de resseguro).
Continue a ler esta notícia